Mão Feita – Unhas Decoradas 2020

Como cuidar das cutículas: veja algumas dicas para deixá-las impecáveis!

Suas cutículas incomodam ou estão sempre inflamadas? Você já teve problemas ao tentar restaurar suas unhas?

Ou acha que o excesso de cutícula acaba com a aparência dos seus dedos? Se você se identificou com algumas das perguntas acima, podemos te ajudar!

Cuidar das unhas requer dedicação e investimentos corretos. Utilizando os melhores produtos, as suas unhas sempre ficarão saudáveis e suas cutículas nunca serão um problema.

Acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda a cuidar das suas cutículas da maneira correta!

Para que servem as cutículas?

As cutículas possuem uma ampla função de proteção da raiz das unhas. Elas são compostas por tecido liso e garantem que a pele ao redor da unha não fique sensibilizada.

Quando tiramos a cutícula corretamente, ainda sobra uma parte da camada para proteger a raiz.

Porém, quando retiramos tudo, os dedos podem ficar mais expostos a bactérias, que penetram na corrente sanguínea. Por isso, é essencial ter equilíbrio para fazer as unhas!

Passos para cuidar das suas unhas e cutículas

Alguns passos são essenciais no momento de cuidar das cutículas. Acompanhe todos eles:

  1. Comece lixando as unhas
  2. Passe um amolecedor e massageie a região
  3. Mergulhe o dedo em água morna
  4. Retire o excesso de cutícula com espátula e alicate
  5. Limpe o restante da unha gentilmente, com água

Só tome cuidado para não retirar muito das cutículas com o alicate. Se a pele se romper, limpe o sangue imediatamente.

Que produtos usar nas unhas e cutículas?

Para manter unhas e cutículas saudáveis, também é indispensável saber quais produtos utilizar. Comprar qualquer produto, sem indicações, é uma péssima escolha!

Por sorte, existe uma enorme variedade de mercadorias que podemos comprar para cuidar das unhas. Quando o assunto é hidratação, por exemplo, é possível escolher entre hidratantes comuns, óleos e até ceras de unhas.

Para ter um cuidado integral, você vai precisar de:

Cuidados com cutículas: o que fazer com cutículas danificadas?

A essa altura, você pode estar se perguntando: afinal, como acabar com as cutículas ressecadas? E se o problema já existe e eu ainda não sei como cuidar?

Separamos algumas dicas essenciais para quem já está com as cutículas ressecadas e quer retomar o aspecto saudável das unhas. Observe e acabe com as dificuldades!

Aposte em hidratantes e óleos

Se você quer saber como cuidar das cutículas e possui um problema de ressecamento, é essencial ter um creme hidratante ou óleo por perto.

Não é necessário passar o produto todos os dias, já que o excesso também é prejudicial à saúde das cutículas. O recomendado é apostar na hidratação pelo menos uma vez por semana, até verificar a diminuição do ressecamento.

Não entre em contato com água em excesso

Água em excesso, ao contrário do que muitos pensam, pode prejudicar a saúde das unhas e das cutículas. Quem precisa molhar as mãos diariamente sabe do que estamos falando! O ressecamento de fato fica mais evidente.

Nossa recomendação, nesses casos, é simples: tome cuidado para não permanecer em contato com água por muitas horas ao dia. Se essa não for uma escolha viável, você pode apostar em luvas protetoras.

Invista na alimentação

A boa alimentação é um dos requisitos mínimos para saber como cuidar das cutículas e acabar com o ressecamento! Poucas pessoas dão a devida atenção a essa dica, mas ela é extremamente importante.

Comer frutas e vegetais diariamente já ajuda a reduzir as chances de ter problemas. Não se esqueça de beber bastante água para repor as fontes naturais de hidratação do corpo. O recomendado é consumir, no mínimo, 2 litros ao dia.

Dicas para cuidar das cutículas

Para finalizar, separamos algumas das melhores dicas para cuidar das cutículas. Assim, você não precisa perder tempo com técnicas profissionais caras e pouco eficientes!

Não se esqueça de lixar

Lixar as unhas não é uma mera questão de estética. De fato, as unhas ficam mais bonitas quando lixadas. Entretanto, essa também é uma medida que garante o fortalecimento da região!

Lixe as unhas todas as vezes que você for pintá-las. Uma vez a cada duas semanas é ideal para garantir excelentes resultados.

A região das cutículas também sente esse fortalecimento da região. Quando lixamos corretamente, os tecidos conseguem realizar a proteção correta da base das unhas.

Escolha bons alicates

O momento de cortar as cutículas com o alicate para unhas é o mais delicado do processo. É comum que as pessoas se cortem durante essa atividade, já que a pele da região é extremamente fina. Algumas pessoas, inclusive, podem ter essa porção demasiadamente delicada.

É claro que o processo também consiste em conhecer as técnicas corretas. Você não pode ultrapassar a camada de cutícula para não cortar a pele.

Porém, o ideal é investir em um alicate de qualidade. Assim, a retirada das cutículas não fica com falhas e as chances de corte diminuem.

Faça a higienização correta da área

Medidas de higienização são extremamente importantes. É necessário, por exemplo, apostar nos passos iniciais para retirar a cutícula. A hidratação e o contato com água morna são indispensáveis!

Cuidado com a limpeza do alicate também. Esse produto pode acumular muitas bactérias e acabar infeccionando a área, especialmente se a sua pele for mais sensível.

Não tire cutículas demais

Por fim, uma das dicas mais importantes que podemos dar é medir a quantidade de cutículas retiradas. Como mencionamos, as cutículas não estão ali apenas para atrapalhar a conquista de unhas bonitas. Elas realmente possuem funções de proteção.

Quando você tira cutículas profundamente, as chances de pegar uma pequena infecção são maiores. O seu dedo pode ficar inchado e doendo por alguns dias.

Geralmente, a situação não é grave. Porém, é melhor evitar qualquer incômodo relacionado a dedos machucados, certo? Além disso, unhas saudáveis são bem mais bonitas.

E aí, o que você achou dos nossos truques para conquistar unhas lindas? Aprendeu como cuidar das cutículas de maneira eficiente? Deixe o seu comentário abaixo! E em caso de dúvidas, não se esqueça de perguntar.