Micose de unha: entenda melhor sobre este problema, e os caminhos para eliminar completamente as micoses

Compartilhe Unhas Decoradas

Unha com micose é um tanto incômodo e afeta a autoestima e qualidade de vida de quem sofre com esse problema. Muitas pessoas sofrem com micoses de unha e procuram várias maneiras de curar ou tratar essas doenças.

Onicomicose ou tinea unguium são nomes científicos para a micose de unha, uma infecção que afeta as unhas dos pés ou das mãos e é causada por fungos. Estima-se que cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos sofram com algum tipo de micose.

Em geral, a unha com micose não possui sintomas clínicos, pois os problemas causados por ela são estéticos, como o escurecimento e espessamento da unha. A micose na unha a deixa amarelada, grossa e deformada. Felizmente, existem vários tratamentos disponíveis que podem ajudar a tratar ou eliminar as micoses completamente.

unhas com micose

Causas da micose de unha

Infecções fúngicas nos pés são causadas por um fungo da família dos dermatófitos, responsáveis também por infecções nos pelos do corpo, pele e frieiras. Essa micose é a mais comum e atinge a maior parte das pessoas.

Outros fungos causadores de micoses são as leveduras, que são responsáveis pelas onicomicoses nas mãos. Apesar de mais difíceis de acontecer, também causam desconforto estético e são difíceis de tratar.

Apesar de não configurar uma doença grave, em casos mais severos de micose a pessoa pode sentir dor e desconforto, além de destruir a unha completamente, afetando a pessoa emocionalmente, sua qualidade de vida e autoestima.

Os fungos causadores de micoses são adquiridos no ambiente, principalmente em locais úmidos e quentes, propícios para o desenvolvimento de fungos, como banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas. Frequentar esses locais descalço é um fator de risco para adquirir qualquer tipo de micose.

Apenas o contato breve não é suficiente para adquirir o fungo, sendo necessário que haja alguma porta de entrada como pequenas lesões entre a unha e a pele, além da exposição frequente a ambientes úmidos, permitindo assim que o fungo se multiplique. Logo, o calor, a falta de luz e a umidade são tudo o que um fungo precisa para se instalar e se proliferar no local.

As micoses nos pés são mais comuns do que nas mãos, pois têm mais contato com os fatores necessários, como a exposição a locais úmidos, andar descalço, o uso constante de meias e calçados. Os dedos dos pés não são tão vascularizados, e por isso as células de defesa têm certa dificuldade de alcançar os fungos para combatê-los por si só.

Tipos de micose de unha

Onicomicose subungueal distal é a forma mais comum de micose, concentrada na ponta da unha, e que se estende em direção à cutícula.

Onicomicose subungueal proximal é semelhante à distal, porém sua progressão é oposta, iniciando-se próxima à cutícula e se estendendo em direção à ponta da unha.

Onicomicose superficial branca é a forma de micose mais comum em crianças, caracterizada por manchas brancas na unha, próximas à cutícula, e que podem se espalhar por toda a unha.

Transmissão da micose

A micose pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Apesar de ser pouco comum, esse tipo de contágio é possível. Compartilhar lixas, cortadores e alicates podem ser formas de transmissão. Porém, em geral, é necessário morar na mesma casa da pessoa que possui a micose para que haja o contágio.

Apertos de mão ou compartilhar objetos tocados por alguém com micose dificilmente causará uma infecção.

unhas do pé com micose

Existem alguns fatores de risco que facilitam o contágio por fungos nas unhas, como:

  • Diabetes mellitus;
  • Uso de drogas imunossupressoras;
  • Idade avançada;
  • HIV;
  • Problemas imunológicos;
  • Psoríase;
  • História familiar de onicomicose;
  • Compartilhar materiais de salão de beleza;
  • Problemas de circulação sanguínea dos membros inferiores;
  • Andar descalço em piscinas e banheiros públicos;
  • Usar sapatos apertados;
  • Ficar com os pés úmidos.

Atletas também possuem mais chances de ter micoses, devido a estarem com os pés calçados e constantemente úmidos pela transpiração, e pelos traumas nas unhas devido ao impacto das atividades físicas.

Pacientes diabéticos ou com baixa imunidade têm riscos ainda maiores, pois a micose pode ser uma porta de entrada para bactérias, podendo causar outras infecções decorrentes, como erisipela.

Sintomas da micose de unha

As lesões de micose nas unhas podem ser parecidas com outras doenças, como psoríase, líquen plano, traumas, eczemas, deficiência de ferro, etc. Logo, é importante consultar um médico para saber exatamente se o problema se trata de micose ou não.

Nesses casos, quando olhando não é possível identificar a micose, antes de começar um tratamento antifúngico o médico precisa fazer uma pequena raspagem e colher amostrar para avaliação laboratorial.

As principais características das unhas com micose são:

  • Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele;
  • Deformidade nas unhas;
  • Espessamento da unha;
  • Perda do brilho da unha, deixando-a opaca;
  • Escurecimento da unha;
  • Descolamento da unha da pele;
  • Fragilidade da unha, o que a deixa quebradiça;
  • Distorções no formato da unha;
  • Perda de brilho, a unha se torna opaca.

Micose de unha: tratamento

As micoses de unha podem ter um tratamento difícil, principalmente em razão do crescimento lento das unhas e por receberem pouca circulação sanguínea, o que dificulta que as defesas do corpo ajudem a acabar com ela.

Atualmente, existem excelentes tratamentos para onicomicoses, inclusive com a introdução de medicamentos antifúngicos orais extremamente eficazes, que, aliados com tratamentos tópicos, podem ter resultados significantes quando o tratamento é seguido corretamente.

unha com micose

Os principais antifúngicos são a Terbinafina, Itraconazol, Griseofulvina e Fluconazol, para micose de unha, são todos excelentes. Porém, para utilizar qualquer medicamento, e também encontrar o melhor tratamento para micose de unha, buscar ajuda médica é fundamental.

Algumas opções para tratar as unhas de forma mais eficaz são utilizar conjuntamente a medicação oral e o tratamento tópico, como esmaltes e pomadas. O mais importante para acabar com micose de unha rapidamente é seguir corretamente o tratamento.

Há casos de micoses crônicas, que surgem com frequência, e que podem ser tratadas com laser, por exemplo, que elimina o fungo através dos raios infravermelhos. É um tratamento eficaz, porém tem alto custo.

O tratamento para a micose pode ser longo, pois o fungo só é eliminado quando as unhas crescem o suficiente, o que pode levar de 6 a 12 meses.

Depois de curada, se não tomar as precauções adequadas, a micose de unha pode retornar. É importante ter cuidados e boa higiene nas mãos e pés para evitar o ressurgimento das onicomicoses.