Como fortalecer as unhas que estão fracas, quebradiças e descamando

Compartilhe Unhas Decoradas

As unhas refletem a saúde do organismo de uma maneira geral. Uma unha saudável é transparente, lisa, suave, está bem presa a pele e cresce de maneira contínua, cerca de 3 mm por mês. Unhas que estão amolecidas, fracas, quebradiças, amareladas ou soltas, evidentemente apresentam algum problema que afeta seu desenvolvimento saudável e sua estrutura.

Unhas fracas, quebradiças e descamando podem ser sintoma de doenças. Por isso, é importante cuidar delas assim que se nota algo estranho, para resolver rapidamente esses problemas e entender as suas causas.

remédios para unha fraca

Ter unhas fracas e quebradiças é um problema enfrentado por muitas mulheres e homens, e podem ser causadas ou estar relacionadas a vários motivos diferentes. De qualquer maneira, ter unhas fracas não é normal.

A fragilidade das unhas indica que pode ter alguma interferência interna ou externa abalando seu desenvolvimento e impedindo que cresçam de maneira saudável. Unhas frágeis, descoladas da pele, ressecadas e desidratadas indicam que há algo de errado acontecendo em seu corpo ou então são causadas por algum agente externo.

Unhas fracas: o que pode ser?

Para resolver esse problema, encontrar as causas dessa fraqueza é o primeiro passo. Os motivos são os mais diversos e podem estar relacionados a alguns fatores internos e externos, e que precisam ser identificados para que o problema seja solucionado.

Na grande maioria das vezes, a fraqueza das unhas está ligada a desequilíbrios no organismo, ou seja, uma das principais causas de unhas fracas é a falta de vitamina ou nutrientes.

Alguns dos fatores internos que afetam a força e vitalidade das unhas são o hipotireoidismo ou hipertireoidismo, anemia, deficiências nutricionais, doenças dermatológicas, outras doenças, bem como outros fatores como fungos e bactérias, desnutrição e problemas na absorção de nutrientes pelo organismo.

Já os fatores externos que afetam a força das unhas, são o uso de produtos de limpeza, o uso de acetona ou removedores de esmalte em excesso, traumas por impactos, etc… Os agentes químicos são os principais vilões nesse caso, pois estão presentes em diversos produtos, e quando usados sem proteger as mãos adequadamente, enfraquecem e amolecem as unhas.

Quando as unhas se tornam quebradiças, secas, opacas, com formato côncavo, pode ser um sinal de anemia. Unhas curvadas para baixo e com pontos arroxeados podem ser um sinal de doenças cardíacas. Unhas com uma coloração amarelada e linhas transversais esbranquiçadas podem ser sinal de doenças renais. Unhas marcadas com listras podem representar uma falta de vitamina B.

unhas da mão fracas

Essas são apenas algumas características comuns que essas enfermidades sinalizam através das unhas, mas, é claro, sempre consulte um dermatologista ou especialista para ter certeza da causa do enfraquecimento.

As unhas fracas e quebradiças, e a queda de cabelo podem ser diretamente relacionadas, pois alguns problemas de saúde acabam afetando a ambos. Ter as unhas ressecadas, sem brilho e com manchas, juntamente com queda ou quebra de cabelo, pode indicar que algo de errado acontece com você.

Nesse caso específico, é ainda mais importante buscar ajuda médica logo que possível, pois pode representar uma doença ou algum outro problema de saúde mais sério.

Unhas fracas: o que fazer?

Para solucionar o problema das unhas fracas, existem diversos métodos caseiros e até mesmo alguns que necessitam de prescrição médica. Entre as soluções mais comuns para melhorar unhas fracas de maneira efetiva estão os suplementos para unhas e as bases fortalecedoras.

Também há outras soluções para cuidar de unhas fracas, como o uso de remédios prescritos de uso oral, cremes e loções hidratantes para mãos e unhas etc. Todos eles funcionam, mas é importante conhecer suas necessidades específicas para escolher a melhor maneira de cuidar de suas unhas.

Existem alguns tipos de remédio para unhas fracas e rachadas, que podem ser de dois tipos, orais ou aplicados sobre as unhas. Os remédios para unhas fracas orais, por funcionarem de dentro para fora, geralmente possuem resultados mais eficazes, pois atacam a origem do problema.

unhas fracas

Os remédios de aplicação, por serem de uso externo, pode trazer resultados não tão positivos, pois podem funcionar somente camuflando o problema, ao invés de resolvê-lo.

Há também vitamina para unhas fracas, que são desenvolvidas especificamente para unhas, compostas por queratina e outros nutrientes essenciais para seu fortalecimento e crescimento. Esse tipo de solução para unhas fracas é também uma das mais eficazes, pois tratam a causa interna do problema.

Alimentos para unhas fracas

Você pode melhorar a força de suas unhas adotando novos hábitos alimentares. Além de melhorar suas unhas, deixando-as fortes e bonitas, você melhora sua saúde de maneira geral.

Você pode incluir em seu cardápio do dia a dia alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, carnes e ovos, peixes, e etc. Também é de extrema importância incluir alimentos ricos em biotina, vitaminas do complexo B e E que auxiliam na produção de queratina, e alimentos ricos em ferro, que também são essenciais para a manutenção de unhas saudáveis.

Alguns alimentos excelentes para a saúde das unhas são:

  • Sementes de abóbora
  • Banana
  • Brócolis
  • Tomate
  • Cenoura
  • Vagem
  • Leite
  • Peixe
  • Couve
  • Amêndoa
  • Óleo de coco

As unhas podem sinalizar qualquer problema no organismo, logo, é importante estar atento a qualquer mudança em seu aspecto. Unhas quebradiças, fracas, moles, ou amareladas não são coisas normais, e é fundamental utilizar produtos para seu fortalecimento.

Atenção caso, ao utilizar produtos como bases fortalecedoras, receitas caseiras ou até mesmo vitaminas orais para unhas, e não notar resultados em um período de tempo, procure auxílio médico, pois pode ser sinal de algum problema interno.