Óleo secante nas unhas: veja seus benefícios e como usar

Compartilhe Unhas Decoradas

Você usa o óleo secante nas unhas esperando que elas sequem mais rápido? Acredite se quiser, mas não é essa a função desse produto. Por conta disso, aplicar uma quantidade excessiva do óleo secante apenas deixará os seus dedos bem melecados.

Afinal de contas, para que serve o óleo secante? Em resumo, ele forma uma espécie de barreira, protegendo a unha esmaltada enquanto ela seca.

Funções do óleo secante nas unhas

Você deve estar querendo jogar fora o seu óleo secante, não? Calma, pois existem várias funções para este produto que garantirão o seu espaço no nécessaire de qualquer manicure ou apaixonada por esmalte, quer ver?

como usar óleo secante para unha

1. Evita que as unhas se quebrem

Unhas ressecadas têm uma grande tendência a descamar e quebrar. Por isso, um dos grandes aliados do fortalecimento de unhas é a hidratação, propriedade de qualquer óleo. Se elas não quebram, então o crescimento é mais acelerado.

2. Mantém as cutículas hidratadas e molinhas

Passar o óleo secante nas unhas e nas cutículas dá emoliência à região, evitando que as pelinhas se soltem. Por isso, é uma das vantagens do óleo secante, especialmente para quem não tem o hábito de tirar as cutículas com alicate.

3. Dá um super brilho na hora da foto

Você com certeza já viu aquela blogueira que postou uma unha super brilhante e, mesmo tendo comprado diversos extra-brilho, não conseguiu encontrar o segredo dela, certo? Na verdade, ela está usando óleo secante nas unhas!

Apesar de ter um efeito menos duradouro do que os extra-bilhos, os óleos secantes garantem um brilho intenso, que te ajudará a arrasar naquela foto. Na verdade, uma das vantagens do óleo secante é que ele não deixa o esmalte mole ao fazer isso.

4. Protege o esmalte de marcar ou borrar

Quem tem cachorro ou gato em casa sabe como é difícil fazer qualquer coisa sem que tenha pelo menos um pelinho. Entretanto, o óleo garante uma barreira que, além de impedir que o esmalte borre ou fique marcado, os pelinhos e poeiras não grudem no esmalte.

5. Ajuda a remover esmaltes mais difíceis

Quem gosta de esmalte escuro ou com glitter sofre na hora de remover, já que o processo demora horrores e, ainda assim, a unha pode acabar ficando manchada. No entanto, outra das vantagens do óleo secante bem interessante é que ele praticamente derrete o esmalte.

O passo a passo do óleo secante para remover esmaltes difíceis é muito simples:

  1. Coloque algumas gotas de óleo secante nas unhas;
  2. Coloque um algodão besuntado com removedor de esmalte por cima;
  3. Aguarde alguns minutos;
  4. Remova o algodão desde a lúnula até a ponta da unha.

6. Protege as unhas dos efeitos nocivos da acetona

Apesar de a acetona ser muito agressiva para as unhas e para a pele do que um removedor de esmalte, muitas pessoas ainda usam por acreditar que remove os esmaltes com mais facilidade. Passar o óleo secante antes de remover o esmalte com a acetona vai diminuir os efeitos prejudiciais às unhas.

óleo secante para unha

Óleo secante, top coat ou spray: Qual é a melhor opção?

Antes de falar sobre qual é o melhor, é preciso entender o que é cada um desses produtos e quais são as diferenças:

Top Coat

Também chamados de “roxinhos”, os produtos que recebem o nome de top coat (que, ao pé da letra, significa “camada de cima”) servem para intensificar a tonalidade do esmalte, aumentar o brilho e proteger as unhas recém-esmaltadas de bolinhas e amassamentos.

É uma boa opção para dar cara de nova para aquela unha que você já fez há uma semana.

Spray secante

Quem tem pavor de borrões e quer uma proteção a mais pode investir no spray secante. Além disso, ele realmente ajuda o esmalte a secar mais rápido, especialmente porque ele tem uma temperatura bem gelada.

Lembrando que o efeito opaco que vem na primeira borrifada é natural e desaparece em pouco tempo.

Extra-brilho

Assim como o top coat, o extra-brilho é um esmalte incolor, que garante um efeito mais iluminado e brilhante ao esmalte. Quem demora para fazer as unhas pode apostar nesse finalizador para manter a esmaltação intacta e brilhante por muito mais tempo.

Passo a passo do óleo secante

  • Passo 1: Após passar o esmalte, limpe os cantinhos borrados com o auxílio de um palito de laranjeira enrolado em um algodão umedecido no removedor de esmaltes;
  • Passo 2: Aplique um top coat para deixar a cor do esmalte ainda mais bonita;
  • Passo 3: Aplique uma camada fina de extra-brilho se achar que o top coat não deu conta de deixar o esmalte brilhante;
  • Passo 3: Pingue uma gota, no máximo duas, de óleo secante nas unhas. Não precisa usar pincel já que, por ser um óleo, ele já espalha nas unhas por si só;
  • Passo 4: Se preferir, pode passar o palito com algodão e removedor de esmalte nos cantinhos para limpar o excesso de óleo secante.

funções do óleo secante para unha

Como usar óleo secante nas unhas

Como você viu, o óleo secante é um produto indispensável na hora de finalizar a esmaltação. Mas, caso ainda tenha dúvidas da frequência e de como usar óleo secante nas unhas, separamos algumas dicas para você:

  • Apenas para reforçar, durante a esmaltação, pingar apenas uma gota já é o suficiente para atingir o efeito desejado. Ele deve ser usado depois do Top Coat e do Extra-brilho;
  • Se você passou esmalte há algum tempo e ainda não teve tempo de passar na manicure, passe uma camada de óleo secante para evitar que as suas cutículas descamem;
  • É possível passar o óleo secante nas unhas todos os dias sem problema algum! Na verdade, para manter o esmalte bonito e as cutículas hidratadas, é interessante usar o produto mais de uma vez ao dia.

Não espere que o óleo secante vai secar o esmalte rapidamente, no entanto, não pense que, só porque ele não cumpre essa função, ele deve ser descartado. Tenha o hábito de passar tanto depois do esmalte como também todos os dias e você vai ver a diferença!

Quer mais dicas sobre como deixas as suas unhas bonitas e saudáveis? Continue navegando por aqui!